terça-feira, 4 de junho de 2013

Os Números fora da Escola



Os números fora da escola


A ideia de que a Matemática só tem utilidade prática naquelas profissões que lidam com números – como a engenharia ou a contabilidade – encontra cada vez menor respaldo na realidade.

O raciocínio lógico e os cálculos começam a ser exigidos em profissões que antes passavam bem sem eles.

A bióloga mineira Maria da Conceição Carvalho, por exemplo, passa o dia fazendo contas.

Funcionária do zoológico de Belo Horizonte, uma de suas funções é alimentar os animais.

Para isso, ela precisa fazer cálculos exaustivos sobre a quantidade de calorias, proteínas e vitaminas necessárias ao prato do dia de cada bicho.

O elefante Joça, uma das atrações do zoológico, precisa ingerir diariamente 25.000 calorias, 500.000 unidades de vitamina A e 22 quilos de proteínas.


Recentemente, o casal de hipopótamos do mesmo zoológico, Toquinho e Popota, ganhou um filhote

O biólogo Marco Aurélio Corabetti foi convocado a calcular o tamanho de uma nova casa da família dos hipopótamos. “Cada animal desses precisa de 400 metros quadrados de área para circular e de um tanque d’água de 200metros quadrados”, diz ele.

-“Sou biólogo, mas, nessas horas, os conhecimentos em geometria são indispensáveis”.





O advogado paulista Antonio Aidat, especializado em questões de família, também teve um encontro com a Matemática quando começou a defender casos envolvendo a identificação de paternidade.

Segundo o método de identificação pelo DNA – o código genético é único para cada pessoa, a confiabilidade dos resultados é de quase 100%. “No exame de DNA, se houver mais de dezesseis coincidências entre os exames dos supostos pai e filho, as chances de erro são nulas, segundo a Matemática”.



Formado em Letras, o tradutor carioca Márcio Aguinaga, 39 anos, já se acostumou a trabalhar com uma calculadora à mão. Ele prepara legendas de filmes estrangeiros traduzidos para o Português – mas, quando começou a trabalhar no ramo, esbarrou num problema sério.

Os espectadores não conseguiam ler, em tempo, suas legendas – e a tela ficava cheia de palavras que escondiam a imagem. Com um cronômetro e uma calculadora, ele aprendeu que uma imagem com menos de sete segundos nunca pode conter mais de 48 letras impressas. “Desde então, minha vida é calcular“.

Lendo por outro Ângulo



1. Qual o assunto a que se refere o texto?



2. Quais as profissões que foram citadas no texto?



3. Que coisas interessantes que você conheceu a partir do texto?



4. Quais palavras e expressões que você leu no texto e que já foram trabalhadas nas aulas de Matemática?



5.  No texto, o biólogo é convocado a calcular o tamanho das instalações para a família de hipopótamos. De acordo com os dados do texto, quantos metros quadrados serão necessários para o casal de hipopótamos e o filhote que acabou de nascer?

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