Os números fora da escola
A ideia de que a Matemática só tem
utilidade prática naquelas profissões que lidam com números – como a engenharia
ou a contabilidade – encontra cada vez menor respaldo na realidade.
O raciocínio lógico e os cálculos
começam a ser exigidos em profissões que antes passavam
bem sem eles.
A bióloga mineira Maria da Conceição Carvalho, por exemplo,
passa o dia fazendo contas.
Funcionária do zoológico de Belo
Horizonte, uma de suas funções é alimentar os animais.
Para isso, ela precisa fazer cálculos exaustivos sobre a
quantidade de calorias, proteínas e vitaminas necessárias ao prato do dia de
cada bicho.
O elefante Joça, uma das atrações do zoológico, precisa
ingerir diariamente 25.000 calorias, 500.000 unidades de vitamina A e 22 quilos
de proteínas.
Recentemente, o casal de hipopótamos
do mesmo zoológico, Toquinho e Popota, ganhou um filhote
O biólogo Marco Aurélio Corabetti foi convocado
a calcular o tamanho de uma nova casa da família dos hipopótamos. “Cada animal desses
precisa de 400 metros quadrados de área para circular e de um tanque d’água de
200metros quadrados”, diz ele.
-“Sou biólogo, mas, nessas horas, os
conhecimentos em geometria são indispensáveis”.
O advogado paulista Antonio Aidat,
especializado em questões de família, também teve um
encontro com a Matemática quando começou a defender casos envolvendo a
identificação de paternidade.
Segundo o método de identificação pelo
DNA – o código genético é único para cada pessoa, a
confiabilidade dos resultados é de quase 100%. “No exame de DNA, se houver mais de dezesseis coincidências
entre os exames dos supostos pai e filho, as chances de erro são nulas,
segundo a Matemática”.
Formado em Letras, o tradutor carioca Márcio Aguinaga, 39
anos, já se acostumou a trabalhar com uma
calculadora à mão. Ele prepara legendas de filmes estrangeiros traduzidos para
o Português – mas, quando começou a trabalhar no ramo, esbarrou num problema
sério.
Os espectadores não conseguiam ler, em
tempo, suas legendas – e a tela ficava cheia de palavras
que escondiam a imagem. Com um cronômetro e uma calculadora, ele aprendeu que
uma imagem com menos de sete segundos nunca pode conter mais de 48 letras
impressas. “Desde então, minha vida é
calcular“.
Lendo por outro Ângulo
1. Qual o assunto a que se refere o texto?
2. Quais as profissões
que foram citadas no texto?
3. Que coisas
interessantes que você conheceu a partir do texto?
4. Quais palavras e expressões que você leu no texto e que
já foram trabalhadas nas aulas de Matemática?
5. No texto, o biólogo é
convocado a calcular o tamanho das instalações para a família de hipopótamos.
De acordo com os dados do texto, quantos metros quadrados serão necessários para o casal de hipopótamos e o
filhote que acabou de nascer?
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