Sejam Bem Vindos.
Olá, alunos.
Esta é mais uma ferramenta para o sucesso de nosso trabalho.
Espero que vocês curtam e acessem com frequencia.
Beijos e bom ano.
segunda-feira, 18 de maio de 2015
DIA DA MATEMÁTICA -2015
Em homenagem ao Dia da Matemática, 06/05, os alunos dos nonos anos tiveram contato com textos e livros com desafios matemáticos, podendo, a partir dessa experiencia, produzir suas próprias histórias.
Foi uma atividade diferente e bem produtiva.
Nome: Felipe Pedroso de Lima nº9 Série: 9ºB Dia da Matemática Título: Felipe e seus problemas... Felipe resolveu comprar um terreno, depois de muitos anos juntando dinheiro, ao ver que o dinheiro já era suficiente ele se foi, achou um terreno em que sua frente era pavimentada, mas queria cercá-lo. Para isso começou seu trabalho, sua primeira parte era de 30 metros; cortado por um curso de rio, abaixo media 5 metros, como as medidas não eram iguais cercou até o penúltimo metro que era 15 metros. Vendo que faltava X metros para terminar, resolveu usar seu aprendizado que no caso Tales. Veja a ilustração abaixo: Estrada
Qual era sua medida? 100 d) 50 90 e) 65 45
Ao terminar resolveu dar uma volta no seu novo bairro, e percebeu que esse local era em forma de um triângulo retângulo, cujas medidas eram 60 metros e o outro cateto 80 metros e quis descobrir sua hipotenusa. Qual é a sua hipotenusa?
Felipe um homem muito estudioso resolveu transformar um dos catetos em notação científica, pois queria números e lá foi ele, diminuindo 6.400. Qual é a potência em que fique 6,4? Por fim, chegou a sua casa desbloqueando a sua porta, cuja senha era Bháskara, x²-13x+12=0. Quais são as raízes (senha)?
Nome: Rafaela N*33 Serie:9A A Copa Na copa, João estava assistindo ao jogo do Brasil contra Alemanha com seu amigo Romário. Mas no segundo tempo João foi ao banheiro e perdeu grande parte do jogo, e quando voltou perguntou o placar para o Romário, e teve a seguinte resposta: O placar é a solução dessa equação, x²-5x-6. João não ficou feliz com o resultado, pois sabia que o Brasil estava perdendo. Mas e se a equação fosse x²-7x+10=0 João ficaria feliz ou continuaria triste porque o Brasil esta perdendo ?
9ºA nº34 Dia da matemática Problemas matemáticos Lucas é um estudante e adora matemática, por isso costuma relaciona-lá a tudo em seu cotidiano. Certa vez na aula, seu amigo Henrique lhe questionou sobre quantas figurinhas ele tinha. Ele propôs que Henrique resolvesse por Bhaskara a seguinte equação: x²-15x+26=0 Quantas figurinhas ele tem? A= 1 B= -15 C= 26 ∆=b²-4.a.c ∆=(-15)²-4 .1 .26 ∆=225-104 ∆=121 (-b±√∆)/(2.a) (15±11)/2 x'=13 x''=2
Henrique chegou a duas raízes e isso o confundiu, mas Lucas também lhe disse que o desafio poderia ser resolvido por: x=(√2500)/4+0,5. Resultando então em 13, que seria exatamente uma das raízes. Enquanto aprendia Diagrama de Venn, para ajudar Laura sua irmã que estudava para o vestibular, supos que “todos os alunos são esforçados e todos que se esforçam eram inteligentes e tiravam boas notas. Então chegou a conclusão que se Maria não tinha boas notas, logo Maria não se esforçava.
Lucas calculou que até chegar a escola dava exatamente √144+18 passos. Quantos passos daria para chegar ao mercado que é o dobro da distancia da escola até sua casa? 2.(√144)+18 2.(12)+18=42
Certo dia um homem chamado Roberto, que trabalhava em uma loja cuja especialidade era vender celulares examinou dez mil celulares depois se um ano e constatou que 4000 deles estavam com problema no toc squim, 2800 tinham no alto falante e 3500 não apresentavam nenhum problema.Logo o número de celulares com problemas no toc squim era apenas de ? Será que você consegue descobrir ? Dica→Use diagrama de venn
Já era noite, todos já tinham ido dormir só restava eu acordado em minha casa, então já que não estava com sono me lembrei de um quebra-cabeça que tinha achado na rua o nome era ‘’The Void’’ que no português significa ‘’O Vazio’’, não havia imagem do quebra-cabeça finalizado com todas as peças montadas na caixa, então seria uma surpresa a imagem que aquelas peças formariam, eu abri a caixa li escrito em um papel uma frase ‘’Se prepare para o vazio’’ achei bem interessante pois nunca tinha visto algo tão misterioso pra um jogo tão bobo, então comecei a montar, eram bastantes peças umas 360 daqueles bem grandes, provavelmente demoraria umas 3 horas pra mim montar a imagem, porque sou bastante acostumado com jogos desse tipo posso dizer que tenho a ‘’Manha’’. De peça em peça fui iniciando o jogo começando pelas bordas fui levando a imaginação me dominar, porque estava muito curioso sobre o que iria se formar, também notei que cada vez que juntava uma peça a outra uma energia negativa se alastrava sobre minha mão como se aquilo não fosse uma coisa muito boa de estar fazendo ali e aquela hora, mas não liguei pois realmente queria saber o que tudo aquilo estava escondendo de mim.
Chegando mais ou menos na metade da imagem consegui perceber um tom bem roxo no centro e que só haviam as cores pretas e roxas, comigo pensei ‘’Que diabos de quebra-cabeça é esse!” tornando o clima mais tenso do que já estava, consequentemente aquela hora da madrugada eu estava ficando com medo, ainda mais com só a luz do abajur do meu quarto acesa aquele escuro em volta, mais voltei ao que interessava continuei montando aquela coisa até a última peça. Finalmente! Me restavam apenas 2 peças, então finalizei, quem dera eu soubesse o que iria acontecer no fim daquilo tudo já teria queimado aquela coisa a muito tempo, para minha surpresa a imagem formava um portal, daqueles dimensionais todos estranhos, achei legal no começo mais do nada o mesmo portal da imagem se abriu bem na minha frente como num filme, fiquei em estado de choque meu coração batia rápido demais até a hora em que vi algo saindo daquela coisa, nada normal eu posso te dizer, instantaneamente pensei “E se eu jogar o quebra-cabeça lá dentro?” Foi o que eu fiz, o portal se fechou e levou à anomalia junto com ele, por minha sorte nada de ruim aconteceu. Depois disso nunca mais montei um quebra-cabeça na minha vida.
x2 queria saber o que ele era, tentou ir a cidade das letras mas não o deixaram entrar pois possuia um número em sua cabeça, mandaram ele ir ao pais da matemática Ao chegar la, no portão, encontrou com os guardas, um era uma raiz quadrada e o outro uma potencia, disseram: -Voce pode entrar se resolver a seguinte equação (dica: use soma e produto) : x2+12x+11=0
-Correto! Pode entrar, siga a rua 12x com a número 11 conforme a conta. -Tudo bem, obrigado Chegando no local, ele ve um grande letreiro escrito: Vila das Equeções de 2º grau Na porta havia um computador, ele apertou um botão para ligar, apareceram vários números binarios, 11001011101... e depois outra equação: x2+4x+4=0
Quando digitou o resultado a porta abriu e ele entrou, tinha que escolher entre dois caminhos, Soma e Produto ou formula de Bhaskara. Escolheu Bhaskara pois gostava do nome e se interessava por números mais complicados No pequeno portão que escondia um grande lugar possuia o seu ultimo desafio para encontrar o lugar que tanto queria x2-7x+8=0
Então ele disse: -Mas eu não consigo achar uma resposta para responder essa conta Uma voz estranha respondeu: -Exato! E a porta se abriu...finalmente conseguiu oque queria, saber oque ele realmente era e o lugar a que pertence.
Era uma vez um menino comum, vivia com uma família comum. Ele estudava em uma escola duas quadras da sua casa. Sua aula favorita, diferente do resto da turma, era matemática.
Apesar de gostar muito, não conseguia aprender algumas coisas tão rápido quanto o resto da turma.
A matéria que estavam aprendendo era Bháskara. Após a professora terminar de explicar e aplicar alguns exercícios para treiná-los ela marcou a data da prova.
Junior muito desesperado com essa prova decidiu estudar muito.
Saiu da escola no horário de sempre e foi correndo para a sua casa, almoçou e foi direto para o seu quarto estudar. Dando intervalos apenas para usar o banheiro e comer. Junior foi parar de estudar poucos minutos antes de dormir.
Estava tão preocupado com essa prova que a única coisa que conseguia pensar eram os exercícios que havia estudado.
Deitou em sua cama e dormiu em questão de instantes. Do nada apareceu em um mundo diferente, um lugar estranho, a única coisa que tinha certeza é que nunca esteve lá antes.
Era um lugar grande, como um pátio, com as paredes laranja e o chão todo azul, havia sete portas de madeira.
Junior estava parado, não sabia onde estava ou para onde iria, no primeiro passo que tentou dar surgiu na sua frente uma mensagem que dizia:
“Resolva as equações de cada porta para sair daqui. Mas lembre-se, não vale ser preguiçoso.”
Não sabia por onde começar, depois de observar todas as portas percebeu que tinha contas de adição, divisão, subtração, multiplicação com vários números diferentes em seis das sete portas, e a que sobrou era uma equação de segundo grau.
Esquecendo o aviso que tinha lido foi primeiro para a conta de divisão, que para ele era uma das mais legais para se fazer. A conta era 295÷5. Usando uma lousa pequena do lado da porta ele resolveu.
Após chegar ao resultado a porta se abriu e tinha apenas um bilhete dizendo:
“Sinto lhe informar, mas essa porta não te levará de volta.”
Junior fez todas as portas e todas tinha o mesmo aviso, percebeu que o jeito era ir para a porta que havia a equação de 2º grau. A equação era a seguinte: x2+6x+9=0
Junior resolveu e chegou ao resultado de S ={−12,−3}. A porta se abriu, tinha outro bilhete escrito:
“Siga adiante.”
Mas dentro daquela porta tinha outra com um problema diferente. Estava pedindo para que ele montasse uma equação de 2° grau e usasse Bháskara, o resultado teria que ser S ={−12,−3}.
Depois de pensar muito e tentar várias vezes finalmente conseguiu usando x2−15x+36=0.
Quando aquela porta se abriu e Junior entrou começou a piscar várias luzes e a tocar uma música diferente. Ele acordou assustado em sua cama, a música
diferente era na verdade o despertador. Tinha que levantar muito rápido para se trocar e ir a aula.
Afinal aquele era o dia da prova e não podia chegar atrasado. No final Junior foi muito bem e tirou a nota máxima.
Família de Ana Havia uma menina chamada Ana. Ela tinha um pai que se chamava José ele era dono de uma livraria, morava junto em sua casa, sua mãe Cecilia e seus dois irmãos Pietro e Lucas. Ana gostava muito de ler e com isso, todo aniversário ganhava dois livros, Ana vai fazer 13 anos, começou a ler com 6 anos, quantos livros Ana tem?
Já o José tem uma coleção de carrinhos ele já tem 70 carrinhos, quer chegar ao 120 que é a coleção completa, quantos carrinhos falta para ele completa sua coleção?.
A Cecilia já era como todas as mães, acordava 08hrs da manhã, passava 3 horas arrumando sua casa e 01:30 hrs pra fazer comida e o resto do tempo ajudando José em sua livraria, sabendo que José fechava as 18:00, já era rotina para ela, quanto tempo Cecilia passa na livraria?.
Pietro e Lucas são muito unidos, gostam de fazer tudo junto como por exemplo, andar de bicicleta, esses dias andaram 1 hora de bicicleta, mais do que semana passada, eles falaram que em 1 km gasta 4 minutos, eles querem andar 30 km, quanto tempo eles vão gastar?. Essa foi a família de Ana qual é a sua?. Débora n:10 9ano D
Zézinho e seu Pai. Zézinho foi acampar com seu pai em uma cidade C. Ele morava na cidade A. Zézinho sabia que entre a cidade A e B havia 13 quilômetros, de C a cidade vizinha D havia 18 quilômetros, ele queria saber qual seria a distancia e o tempo que iria levar até a cidade C. Seu pai disse a distancia da nossa cidade A até a cidade C é a mesma que a soma das distancias entre A e B+ a metade da distancia entre C e D ao quadrado, e ele disse que iria à 80 km/h. Zézinho pegou um papel e viu que a distancia entre a cidade A e C era de :_________e o tempo gasto seria:_______. Se você acertou, continue, ou se não continue tentando até conseguir... Chegando lá Zézinho e seu pai foram montar as barracas, mas começou a chover, havia ali uma caverna que parecia ser apertada. O pai de Zézinho disse que para que a caverna fosse um ótimo abrigo ela precisaria ter no mínimo 10 metros quadrados. Eles entraram na caverna e viram que ela tinha 15 metros de perímetro e a caverna tinha 2,5 de largura. Essa caverna seria um bom abrigo? Zézinho e seu pai passaram a noite ali, ao amanhecer eles foram pescar e só havia 3 varas, uma quebrou e a linha da outra estourou. O pai de Zézinho usou a linha da vara que quebrou e emendou com a linha da vara estourada. A linha da vara estourada tinha 1 metro e meio e ele precisava que a vara tivesse 5 metros de linha. Na outra vara (quebrada) havia exatamente 5 metros. Porém ele precisava de meio metro para unir as duas linhas. Zézinho perguntou: Vai dar para emendar papai? Seu pai respondeu: a-)Sim, vai sobrar. b-)Não, vai faltar. c-)Vai dar exatamente sem faltar e sem sobrar nada. No ultimo dia Zézinho prendeu sua pipa numa árvore. Seu pai foi ajuda-lo e pegou sua escada que tinha 2,5 metros de altura. A distância entre o inicio da árvore e o inicio da escada era de 1,5 metros. A qual altura estava a pipa? R:
Tayná Tondatti nº 36 9ºD A família Doceflor Havia um menino chamado Yoram, ele morava em uma cidade pequena com seus pais e duas irmãs, a família tinha uma doceria no bairro. Ele passava suas tardes ajudando nas encomendas, durante 2 horas ele encaixou 250 docinhos, quando tempo ele leva para encaixar 450 docinhos ? Um dia chegou uma encomenda ás 10 horas da manhã, ele tinha que encaixar 500 docinhos e era para entregar 16:00 horas da tarde, ele leva 1 hora para entregar 100 docinhos, quanto tempo vai levar para fazer os docinhos ? Suas duas irmãs venderam flores na estufa, e elas tinham que fazer 50 arranjo para um casamento, os arranjo tinham que estar prontos ás 16:00 da tarde, ás 14:00 elas já tinham feito 30 arranjos, quanto tempo elas levaram para fazer os outros 20 arranjos ?
n° 32, 9° B O Jantar Em um grande jantar, cada participante trouxe seu prato que representa seu país, e cada um distribuirá em fatias seu prato para cada convidado, exceto para si mesmo.
1- Feliciano, que é italiano cometeu um erro fatal: Dividiu apenas ¼ de suas duas pizzas quando tinham 16 convidados a distribuir! Como ele vai dividir as pizzas para todos conseguirem uma fatia? 2- Ludwig, que é Alemão chegou atrasado na festa. Assim, o número de convidados aumentou para 17. Ele trouxe 1 kg de linguiça. Ele decidiu dividir e distribuir 50 gramas para cada convidado. Quantas gramas ele distribuiu ao todo? Quanto sobrou para um churrasco? 3- Se o número de participantes são 17, quanta comida foi distribuída ao todo?
Nome: Rodrigo dos Reis Souza Nº:36 Ano: 9ºB Dia da Matemática ! Um ladrão ou um salvador ? Mario, um ladrão profissional, tinha o ganancioso plano de assaltar o maior banco do país. Após semanas planejando como seria o roubo, tinha finalmente seu plano em mãos. Era uma noite de quinta-feira. Mario invadiu o prédio pelos tubos de ventilação. Entrou na sala onde estava o cofre. Viu que havia uma senha, um tanto quanto estranha. Mas como ele era muito bom na escola (especificamente matemática ), viu que era uma equação, e logo deduziu ser Bhaskara.
7x-x²-6=0
Sucesso! Mas havia um quarto enorme onde logo á frente. Lá estava o verdadeiro cofre. “Senha matemática novamente ?!”
(3x+5)²
Seguido do famoso Diagrama de Venn: 80/x/40
E após fazer as equações, abriu o cofre e pegou todo o dinheiro. Mario fechou as portas, reativou toda a segurança e foi embora. Mario foi a todas as famílias pobres e lhes deu uma quantia de dinheiro. No fim, descobriu que o cofre era de Dilma Rousseff, então, ficou mais feliz ainda!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNome: Felipe Pedroso de Lima nº9 Série: 9ºB
ResponderExcluirDia da Matemática
Título: Felipe e seus problemas...
Felipe resolveu comprar um terreno, depois de muitos anos juntando dinheiro, ao ver que o dinheiro já era suficiente ele se foi, achou um terreno em que sua frente era pavimentada, mas queria cercá-lo. Para isso começou seu trabalho, sua primeira parte era de 30 metros; cortado por um curso de rio, abaixo media 5 metros, como as medidas não eram iguais cercou até o penúltimo metro que era 15 metros. Vendo que faltava X metros para terminar, resolveu usar seu aprendizado que no caso Tales. Veja a ilustração abaixo:
Estrada
Qual era sua medida?
100 d) 50
90 e) 65
45
Ao terminar resolveu dar uma volta no seu novo bairro, e percebeu que esse local era em forma de um triângulo retângulo, cujas medidas eram 60 metros e o outro cateto 80 metros e quis descobrir sua hipotenusa. Qual é a sua hipotenusa?
Felipe um homem muito estudioso resolveu transformar um dos catetos em notação científica, pois queria números e lá foi ele, diminuindo 6.400. Qual é a potência em que fique 6,4?
Por fim, chegou a sua casa desbloqueando a sua porta, cuja senha era Bháskara, x²-13x+12=0. Quais são as raízes (senha)?
Nome: Rafaela N*33 Serie:9A
ResponderExcluirA Copa
Na copa, João estava assistindo ao jogo do Brasil contra Alemanha com seu amigo Romário.
Mas no segundo tempo João foi ao banheiro e perdeu grande parte do jogo, e quando voltou perguntou o placar para o Romário, e teve a seguinte resposta: O placar é a solução dessa equação, x²-5x-6.
João não ficou feliz com o resultado, pois sabia que o Brasil estava perdendo.
Mas e se a equação fosse x²-7x+10=0 João ficaria feliz ou continuaria triste porque o Brasil esta perdendo ?
9ºA nº34
ResponderExcluirDia da matemática
Problemas matemáticos
Lucas é um estudante e adora matemática, por isso costuma relaciona-lá a tudo em seu cotidiano.
Certa vez na aula, seu amigo Henrique lhe questionou sobre quantas figurinhas ele tinha. Ele propôs que Henrique resolvesse por Bhaskara a seguinte equação:
x²-15x+26=0
Quantas figurinhas ele tem?
A= 1
B= -15
C= 26
∆=b²-4.a.c
∆=(-15)²-4 .1 .26
∆=225-104
∆=121
(-b±√∆)/(2.a)
(15±11)/2
x'=13
x''=2
Henrique chegou a duas raízes e isso o confundiu, mas Lucas também lhe disse que o desafio poderia ser resolvido por: x=(√2500)/4+0,5. Resultando então em 13, que seria exatamente uma das raízes.
Enquanto aprendia Diagrama de Venn, para ajudar Laura sua irmã que estudava para o vestibular, supos que “todos os alunos são esforçados e todos que se esforçam eram inteligentes e tiravam boas notas. Então chegou a conclusão que se Maria não tinha boas notas, logo Maria não se esforçava.
Lucas calculou que até chegar a escola dava exatamente √144+18 passos. Quantos passos daria para chegar ao mercado que é o dobro da distancia da escola até sua casa?
2.(√144)+18
2.(12)+18=42
Número: 12 série: 9°A
ResponderExcluirO vendedor
Certo dia um homem chamado Roberto, que trabalhava em uma loja cuja especialidade era vender celulares examinou dez mil celulares depois se um ano e constatou que 4000 deles estavam com problema no toc squim, 2800 tinham no alto falante e 3500 não apresentavam nenhum problema.Logo o número de celulares com problemas no toc squim era apenas de ? Será que você consegue descobrir ?
Dica→Use diagrama de venn
Número: 8 Série: 9º D
ResponderExcluirA noite Mal Assombrada
Já era noite, todos já tinham ido dormir só restava eu acordado em minha casa, então já que não estava com sono me lembrei de um quebra-cabeça que tinha achado na rua o nome era ‘’The Void’’ que no português significa ‘’O Vazio’’, não havia imagem do quebra-cabeça finalizado com todas as peças montadas na caixa, então seria uma surpresa a imagem que aquelas peças formariam, eu abri a caixa li escrito em um papel uma frase ‘’Se prepare para o vazio’’ achei bem interessante pois nunca tinha visto algo tão misterioso pra um jogo tão bobo, então comecei a montar, eram bastantes peças umas 360 daqueles bem grandes, provavelmente demoraria umas 3 horas pra mim montar a imagem, porque sou bastante acostumado com jogos desse tipo posso dizer que tenho a ‘’Manha’’. De peça em peça fui iniciando o jogo começando pelas bordas fui levando a imaginação me dominar, porque estava muito curioso sobre o que iria se formar, também notei que cada vez que juntava uma peça a outra uma energia negativa se alastrava sobre minha mão como se aquilo não fosse uma coisa muito boa de estar fazendo ali e aquela hora, mas não liguei pois realmente queria saber o que tudo aquilo estava escondendo de mim.
Chegando mais ou menos na metade da imagem consegui perceber um tom bem roxo no centro e que só haviam as cores pretas e roxas, comigo pensei ‘’Que diabos de quebra-cabeça é esse!” tornando o clima mais tenso do que já estava, consequentemente aquela hora da madrugada eu estava ficando com medo, ainda mais com só a luz do abajur do meu quarto acesa aquele escuro em volta, mais voltei ao que interessava continuei montando aquela coisa até a última peça. Finalmente! Me restavam apenas 2 peças, então finalizei, quem dera eu soubesse o que iria acontecer no fim daquilo tudo já teria queimado aquela coisa a muito tempo, para minha surpresa a imagem formava um portal, daqueles dimensionais todos estranhos, achei legal no começo mais do nada o mesmo portal da imagem se abriu bem na minha frente como num filme, fiquei em estado de choque meu coração batia rápido demais até a hora em que vi algo saindo daquela coisa, nada normal eu posso te dizer, instantaneamente pensei “E se eu jogar o quebra-cabeça lá dentro?” Foi o que eu fiz, o portal se fechou e levou à anomalia junto com ele, por minha sorte nada de ruim aconteceu. Depois disso nunca mais montei um quebra-cabeça na minha vida.
País da Matematica: O lugar do x2
ResponderExcluirx2 queria saber o que ele era, tentou ir a cidade das letras mas não o deixaram entrar pois possuia um número em sua cabeça, mandaram ele ir ao pais da matemática
Ao chegar la, no portão, encontrou com os guardas, um era uma raiz quadrada e o outro uma potencia, disseram:
-Voce pode entrar se resolver a seguinte equação (dica: use soma e produto) : x2+12x+11=0
-Correto! Pode entrar, siga a rua 12x com a número 11 conforme a conta.
-Tudo bem, obrigado
Chegando no local, ele ve um grande letreiro escrito: Vila das Equeções de 2º grau
Na porta havia um computador, ele apertou um botão para ligar, apareceram vários números binarios, 11001011101... e depois outra equação: x2+4x+4=0
Quando digitou o resultado a porta abriu e ele entrou, tinha que escolher entre dois caminhos, Soma e Produto ou formula de Bhaskara. Escolheu Bhaskara pois gostava do nome e se interessava por números mais complicados
No pequeno portão que escondia um grande lugar possuia o seu ultimo desafio para encontrar o lugar que tanto queria
x2-7x+8=0
Então ele disse:
-Mas eu não consigo achar uma resposta para responder essa conta
Uma voz estranha respondeu:
-Exato!
E a porta se abriu...finalmente conseguiu oque queria, saber oque ele realmente era e o lugar a que pertence.
Vinícius Dias Barbieri 9ºB nº 39
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Sonho
ResponderExcluirEra uma vez um menino comum, vivia com uma família comum. Ele estudava em uma escola duas quadras da sua casa. Sua aula favorita, diferente do resto da turma, era matemática.
Apesar de gostar muito, não conseguia aprender algumas coisas tão rápido quanto o resto da turma.
A matéria que estavam aprendendo era Bháskara. Após a professora terminar de explicar e aplicar alguns exercícios para treiná-los ela marcou a data da prova.
Junior muito desesperado com essa prova decidiu estudar muito.
Saiu da escola no horário de sempre e foi correndo para a sua casa, almoçou e foi direto para o seu quarto estudar. Dando intervalos apenas para usar o banheiro e comer. Junior foi parar de estudar poucos minutos antes de dormir.
Estava tão preocupado com essa prova que a única coisa que conseguia pensar eram os exercícios que havia estudado.
Deitou em sua cama e dormiu em questão de instantes. Do nada apareceu em um mundo diferente, um lugar estranho, a única coisa que tinha certeza é que nunca esteve lá antes.
Era um lugar grande, como um pátio, com as paredes laranja e o chão todo azul, havia sete portas de madeira.
Junior estava parado, não sabia onde estava ou para onde iria, no primeiro passo que tentou dar surgiu na sua frente uma mensagem que dizia:
“Resolva as equações de cada porta para sair daqui. Mas lembre-se, não vale ser preguiçoso.”
Não sabia por onde começar, depois de observar todas as portas percebeu que tinha contas de adição, divisão, subtração, multiplicação com vários números diferentes em seis das sete portas, e a que sobrou era uma equação de segundo grau.
Esquecendo o aviso que tinha lido foi primeiro para a conta de divisão, que para ele era uma das mais legais para se fazer. A conta era 295÷5. Usando uma lousa pequena do lado da porta ele resolveu.
Após chegar ao resultado a porta se abriu e tinha apenas um bilhete dizendo:
“Sinto lhe informar, mas essa porta não te levará de volta.”
Junior fez todas as portas e todas tinha o mesmo aviso, percebeu que o jeito era ir para a porta que havia a equação de 2º grau. A equação era a seguinte: x2+6x+9=0
Junior resolveu e chegou ao resultado de S ={−12,−3}. A porta se abriu, tinha outro bilhete escrito:
“Siga adiante.”
Mas dentro daquela porta tinha outra com um problema diferente. Estava pedindo para que ele montasse uma equação de 2° grau e usasse Bháskara, o resultado teria que ser S ={−12,−3}.
Depois de pensar muito e tentar várias vezes finalmente conseguiu usando x2−15x+36=0.
Quando aquela porta se abriu e Junior entrou começou a piscar várias luzes e a tocar uma música diferente. Ele acordou assustado em sua cama, a música
diferente era na verdade o despertador. Tinha que levantar muito rápido para se trocar e ir a aula.
Afinal aquele era o dia da prova e não podia chegar atrasado. No final Junior foi muito bem e tirou a nota máxima.
Beatriz Carine Gazzola Prieto nº5 9ºB
Família de Ana
ResponderExcluirHavia uma menina chamada Ana. Ela tinha um pai que se chamava José ele era dono de uma livraria, morava junto em sua casa, sua mãe Cecilia e seus dois irmãos Pietro e Lucas. Ana gostava muito de ler e com isso, todo aniversário ganhava dois livros, Ana vai fazer 13 anos, começou a ler com 6 anos, quantos livros Ana tem?
Já o José tem uma coleção de carrinhos ele já tem 70 carrinhos, quer chegar ao 120 que é a coleção completa, quantos carrinhos falta para ele completa sua coleção?.
A Cecilia já era como todas as mães, acordava 08hrs da manhã, passava 3 horas arrumando sua casa e 01:30 hrs pra fazer comida e o resto do tempo ajudando José em sua livraria, sabendo que José fechava as 18:00, já era rotina para ela, quanto tempo Cecilia passa na livraria?.
Pietro e Lucas são muito unidos, gostam de fazer tudo junto como por exemplo, andar de bicicleta, esses dias andaram 1 hora de bicicleta, mais do que semana passada, eles falaram que em 1 km gasta 4 minutos, eles querem andar 30 km, quanto tempo eles vão gastar?. Essa foi a família de Ana qual é a sua?.
Débora n:10 9ano D
Zézinho e seu Pai.
ResponderExcluirZézinho foi acampar com seu pai em uma cidade C.
Ele morava na cidade A.
Zézinho sabia que entre a cidade A e B havia 13 quilômetros, de C a cidade vizinha D havia 18 quilômetros, ele queria saber qual seria a distancia e o tempo que iria levar até a cidade C. Seu pai disse a distancia da nossa cidade A até a cidade C é a mesma que a soma das distancias entre A e B+ a metade da distancia entre C e D ao quadrado, e ele disse que iria à 80 km/h. Zézinho pegou um papel e viu que a distancia entre a cidade A e C era de :_________e o tempo gasto seria:_______.
Se você acertou, continue, ou se não continue tentando até conseguir...
Chegando lá Zézinho e seu pai foram montar as barracas, mas começou a chover, havia ali uma caverna que parecia ser apertada. O pai de Zézinho disse que para que a caverna fosse um ótimo abrigo ela precisaria ter no mínimo 10 metros quadrados. Eles entraram na caverna e viram que ela tinha 15 metros de perímetro e a caverna tinha 2,5 de largura. Essa caverna seria um bom abrigo?
Zézinho e seu pai passaram a noite ali, ao amanhecer eles foram pescar e só havia 3 varas, uma quebrou e a linha da outra estourou. O pai de Zézinho usou a linha da vara que quebrou e emendou com a linha da vara estourada. A linha da vara estourada tinha 1 metro e meio e ele precisava que a vara tivesse 5 metros de linha. Na outra vara (quebrada) havia exatamente 5 metros. Porém ele precisava de meio metro para unir as duas linhas. Zézinho perguntou:
Vai dar para emendar papai? Seu pai respondeu:
a-)Sim, vai sobrar.
b-)Não, vai faltar.
c-)Vai dar exatamente sem faltar e sem sobrar nada.
No ultimo dia Zézinho prendeu sua pipa numa árvore. Seu pai foi ajuda-lo e pegou sua escada que tinha 2,5 metros de altura. A distância entre o inicio da árvore e o inicio da escada era de 1,5 metros. A qual altura estava a pipa?
R:
Ana Laura n:2 9º ano C
ExcluirTayná Tondatti nº 36 9ºD
ResponderExcluirA família Doceflor
Havia um menino chamado Yoram, ele morava em uma cidade pequena com seus pais e duas irmãs, a família tinha uma doceria no bairro. Ele passava suas tardes ajudando nas encomendas, durante 2 horas ele encaixou 250 docinhos, quando tempo ele leva para encaixar 450 docinhos ?
Um dia chegou uma encomenda ás 10 horas da manhã, ele tinha que encaixar 500 docinhos e era para entregar 16:00 horas da tarde, ele leva 1 hora para entregar 100 docinhos, quanto tempo vai levar para fazer os docinhos ?
Suas duas irmãs venderam flores na estufa, e elas tinham que fazer 50 arranjo para um casamento, os arranjo tinham que estar prontos ás 16:00 da tarde, ás 14:00 elas já tinham feito 30 arranjos, quanto tempo elas levaram para fazer os outros 20 arranjos ?
n° 32, 9° B
ResponderExcluirO Jantar
Em um grande jantar, cada participante trouxe seu prato que representa seu país, e cada um distribuirá em fatias seu prato para cada convidado, exceto para si mesmo.
1- Feliciano, que é italiano cometeu um erro fatal: Dividiu apenas ¼ de suas duas pizzas quando tinham 16 convidados a distribuir!
Como ele vai dividir as pizzas para todos conseguirem uma fatia?
2- Ludwig, que é Alemão chegou atrasado na festa. Assim, o número de convidados aumentou para 17. Ele trouxe 1 kg de linguiça. Ele decidiu dividir e distribuir 50 gramas para cada convidado. Quantas gramas ele distribuiu ao todo? Quanto sobrou para um churrasco?
3- Se o número de participantes são 17, quanta comida foi distribuída ao todo?
Nome: Rodrigo dos Reis Souza Nº:36 Ano: 9ºB
ResponderExcluirDia da Matemática !
Um ladrão ou um salvador ?
Mario, um ladrão profissional, tinha o ganancioso plano de assaltar o maior banco do país. Após semanas planejando como seria o roubo, tinha finalmente seu plano em mãos.
Era uma noite de quinta-feira. Mario invadiu o prédio pelos tubos de ventilação. Entrou na sala onde estava o cofre. Viu que havia uma senha, um tanto quanto estranha. Mas como ele era muito bom na escola (especificamente matemática ), viu que era uma equação, e logo deduziu ser Bhaskara.
7x-x²-6=0
Sucesso! Mas havia um quarto enorme onde logo á frente. Lá estava o verdadeiro cofre. “Senha matemática novamente ?!”
(3x+5)²
Seguido do famoso Diagrama de Venn:
80/x/40
E após fazer as equações, abriu o cofre e pegou todo o dinheiro. Mario fechou as portas, reativou toda a segurança e foi embora.
Mario foi a todas as famílias pobres e lhes deu uma quantia de dinheiro. No fim, descobriu que o cofre era de Dilma Rousseff, então, ficou mais feliz ainda!